Certifica e habilita à qualificação como técnico operador
Formato online síncrono: 20h
Datas pré-calendarizadas
Todos os trabalhadores expostos da instalação e demais pessoal auxiliar que possa ter acesso à instalação onde se realiza a prática, tais como, médicos dentistas, médicos estomatologitas assistentes dentárias, técnicos de radiologia, técnicos de manutenção, entre outros.
✓ Titulares com o diploma de ensino secundário (12º ano) ou grau superior: Certificado de Formação Profissional em Proteção e Segurança Radiológica para a utilização de equipamentos de radiodiagnóstico dentário, emitido pela entidade formadora.
A conclusão deste curso de formação com aproveitamento em exame final capacita o formando a realizar o pedido de reconhecimento de Qualificação Profissional em Proteção Radiológica – Nível 3: Técnico Operador, previsto no Decreto-Lei n.º 227/2008, de 25 de novembro, pela via normal junto da autoridade competente (APA).
Proporcionar aos trabalhadores expostos, bem como aos restantes trabalhadores com acesso à instalação onde operam as fontes de radiação, a formação específica em proteção e segurança radiológica determinada pela autoridade competente – Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA).
Conferir os conhecimentos de base e específicos para o desempenho das funções de proteção radiológica inerentes à utilização de equipamentos de radiodiagnóstico dentário:
☢ A otimização das exposições ocupacionais, do paciente e do público (de acordo com o disposto no art.º 6.º do Decreto-Lei n.º 108/2018)
☢ As disposições para fazer face a incidentes ou acidentes (de acordo com o disposto no art.º 26.º (3) do Decreto-Lei n.º 108/2018).
1. Área comum de formação (12 horas)a. Disposições regulamentares e normativas (2 horas)
b. Princípios gerais técnicos (8 horas)
c. Organização da radioprotecção nos serviços (2 horas)
2. Área específica de formação (8 horas)
Opção A, valência 1: Utilização de equipamentos de radiodiagnóstico dentário (8 horas)
Nota 3: O módulo 2, referente à formação específica, foi estendido de forma a contemplar a evolução tecnológica dos equipamentos de imagiologia, nomeadamente, a radiografia digital. A referida extensão originou o alargamento da carga horária do curso para 20 horas.